Residência Sociomuseológica

A Residência Sociomuseológica é um programa destinado a estudantes, investigadores e docentes pós-graduados, orientado para o estudo e desenvolvimento de projetos, visando a troca de experiências e conhecimentos no campo da Museologia em geral e da Sociomuseologia em particular, tendo preferencialmente por campo de observação e de cocriação a realidade cultural portuguesa

1- O pedido para a realização de uma residência Sociomuseológica deve ser dirigido à direção da Coordenação do Programa de Doutoramento em Museologia da ULHT, com documento de identificação, certificados que atestem a titularidade de grau, Curriculum vitae, data e duração pretendida e projeto de residência contendo os objetivos e atividades a desenvolver. As candidaturas estão abertas em permanência.

2- Cada projeto será acompanhado de um tutor detentor do Grau de Doutor, a quem cabe o acompanhamento científico e orientação logística, quando solicitada, relativa ao desenvolvimento do projeto.

3- Cada residente deverá apresentar no final do período um relatório crítico do trabalho desenvolvido, podendo este assumir a natureza de um artigo científico a submeter à Revista Cadernos de Sociomuseologia visando a sua publicação.

4- O programa de doutoramento põe à disposição do(a) residente: espaço de trabalho no LEME (Laboratório Experimental de Museologia e Educação), devidamente equipado e recursos para videoconferência, e acesso à Biblioteca da Universidade.

5- A realização de cada residência deverá ser objeto de inscrição nos serviços académicos, sendo devidos os seguintes emolumentos:

a) Taxa trimestral de 150 € (renovável por períodos idênticos)
b) Seguro escolar no valor de 40€ (valido por 1 ano)
(OS n.º 85-2019 - Emolumentos_Residência Científica em Sociomuseologia_2019-2020.pdf)

6- A realização da Residência, com sucesso, dá lugar à atribuição de um certificado de aproveitamento, emitido pelos Serviços Académicos

Galeria